Una región, todas las voces

L21

|

|

Justiça e política no Brasil. O caso Lava Jato

Latinoamérica 21
Latinoamérica 21
Justiça e política no Brasil. O caso Lava Jato
/
Entrevista al Dr. Fábio Kerche|Episódio 11 (Português)

Política e justiça no Brasil, nos últimos anos, têm sido áreas da sociedade cada vez mais difíceis de distinguir. Isso constitui uma séria ameaça para uma das maiores democracias da região, especialmente em termos do descrédito que os cidadãos têm, não só de sua classe política, mas também das instituições judiciais federais.

Na verdade, muito do descontentamento político que as democracias latino-americanas têm experimentado nas últimas décadas, se deve à corrupção generalizada de suas elites governamentais. O que ameaça gravemente o Estado de Direito e os controles institucionais e regulatórios que todos os servidores públicos devem cumprir no exercício de suas funções. Nesse sentido, a política não deve controlar a justiça, nem deve ser usada como mecanismo de ação política. Precisamente em alguns episódios da história contemporânea, essas fronteiras entre essas áreas foram distorcidas, como no Brasil nos últimos 7 anos, com a operação Lava Jato.

Uma operação judicial conduzida pela Polícia Federal do Brasil, que ao longo dos anos conseguiu apurar uma trama de corrupção governamental. Incluindo empresas públicas como a Petrobras, bem como empresas de âmbito regional como a Odebrecht. Rede com claras intenções político-eleitorais nos países da região. No entanto, com o passar dos anos e à medida que as investigações avançavam e mais evidências eram publicadas, o caso assumiu um rumo cada vez menos judicial e mais politizado. O que constitui um sério precedente institucional e uma ameaça à própria saúde democrática.

O entrevistado

Para estudar a fondo este assunto com todo os seus detalhes, fomos acompanhados pelo professor e pesquisador Fabio Kerche. Cientista político e especialista em estudos do sistema judicial e de governança democrática. Professor da Escola de Ciência Política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Entre as várias publicações que já fez, destaca o livro «Operação Lava jato e uma democracia brasileira» (2018). Na atualidade ele está em fase de conclusão um novo livro que incluirá novos aspectos analíticos deste caso. O que, devido ao curso dos acontecimentos recentes, acabou sendo uma manobra política melancólica, que chocou o sistema político e cujos efeitos ainda estamos por descobrir.

Outros episódios:

Programa produzido por Xavier Rodríguez Franco